Avançar para o conteúdo principal

Soajo e os seus Espigueiros

 


A Vila de Soajo é muito conhecida pelo seu grandioso núcleo de espigueiros (classificados como Imóvel de Interesse Público), construídos sobre uma gigantesca laje granítica.


O conjunto dos Espigueiros de Soajo compõem uma eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito.


Os espigueiros de Soajo são ainda utilizados pela comunidade local para a secagem do milho.


A inscrição na pedra, atesta que nos encontramos no cume da Serra do Soajo a 1416m de altitude 😉.


             

O mais antigo data de 1782.


Daqui do alto, se avistam os montes e serras ao seu redor, de uma natureza sem mácula e de um verde deslumbrante que caracteriza esta região do Alto Minho e que nos apaixona.




Sempre coroados com uma cruz no alto, como pedidos de proteção divina, este é o sinal evidente da sacralização destes armazéns cruciais para a vida destas gentes.


As estruturas roladas, na sua base serviam para evitar que os roedores entrassem e  estragassem o sustento das famílias, pois para muitas delas este era o único meio de sobrevivência.



A Serra do Soajo foi das primeiras Montarias Reais implementadas no Gerês. Isto porque a caça era uma atividade dominante e os “monteiros”, exímios caçadores fiéis guardiões do couto, garantiam a segurança das gentes locais e o equilíbrio do ecossistema.


Assim surgiu o Cão Sabujo da Serra de Soajo que é uma raça autóctone, que aparece fortemente documentada desde a Idade Média, sendo um companheiro inseparável dos Monteiros nas atividades cinegéticas e de controlo deste território. 


A paz que emana da paisagem, dos sons e cheiros, desta vida rural que nos encanta, deixam sem dúvida no coração e na alma, ansia pelo regresso.

             

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia de S. Julião

  Praia situada mais a norte do Concelho de Sintra, é dividia pelo Rio Falcão em dois concelhos, Sintra e Mafra. A  Praia de São Julião , também conhecida por  Praia da Foz do Falcão , possui um areal de dimensões razoáveis. Prolonga-se cerca de 600 metros para Sul, junto à base da falésia que aí se ergue, na forma de uma língua de areia. Aqui, o mar é por norma agitado. Mas em dias de maré-baixa, entre as rochas formam-se pequenas lagoas que fazem as delícias de pequenos e graúdos. (2019) A cada visita a praia se apresenta de modo diferente. (2015) (2021) (2022) O sossego convida a momentos de leitura. As observações da fauna local também são uma atividade de eleição. "peixe, peixe, peixe, peixe!!" 😊😉 Construções na areia. Com o passar do tempo as contrições, vão modificando 😅 A extensão do areal também é favorável à pratica de jogos de praia, sem probabilidade de incomodar a vizinhança 😁 Mesmo nos dias em que o sol se esconde é aprazível ficar na areia a ouvir o som...

Praia Fluvial do Penedo Furado, seus Passadiços e Miradouros

  Em Agosto de 2017,  de repente, surge uma placa indicativa " P. Fluvial Penedo Furado" e logo de seguida a expressão: "Olha! Esta ainda não tínhamos visto. Vamos??" e de imediato se segue a resposta "Vamos!". Mais uma surpresa que surge no caminho A água impele a uma entrada para refrescar, mas a demasiada afluência, típica desta altura do ano, leva-nos a olhar mais uma placa indicativa: " Cascatas - Cerca de 10 minutos a pé"... Não pensamos duas vezes e demos inicio a mais uma caminhada... Assim descobrimos o "Trilho das Bufareiras". Não fizemos todo o percurso, pois para além de extenso, não íamos preparados para o fazer, sem vestuário adequado nem a nossa, tão amada mochila de mantimentos, água e primeiros socorros, seria arriscado ir mais além. Mas ficámos sem dúvida com vontade de voltar, principalmente numa época de menor afluência, para melhor desfrutarmos do rio e que possibilite também a visualização da cascata com um caudal...

Praia do Creiro

  Localizada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Creiro é mais uma das belas praias desta magnífica região. Os magníficos tons de azul destas águas, encantam qualquer amante da natureza. Um dos pontos pelos quais é bastante conhecida, é a sua "Pedra da Anicha",  uma pequena ilha rochosa excelente para a prática de mergulho.   Aqui se passam sem dúvida, belos momentos a desfrutar do sol sobre a pele e o som do mar a musicar em pano de fundo. Boas fotos, certamente não irão faltar 😍 Normalmente escolhemos os meses de sol da Primavera, que já são prazenteiros para uma incursão até à praia, para poder desta zona desfrutar, sem grandes multidões. Pois nos meses de veraneio, a afluência ao local, já a torna imprópria para os Nossos Caminhos, que se preferem calmos e sem grande atribulação 😜 Esta é uma praia que tem acesso por estrada e dispõe de vários estacionamentos.  O estacionamento do Creiro é precisamente um dos poucos espaços onde é possível estacio...