Avançar para o conteúdo principal

Cascatas da Cabroeira - GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede

 


No Nosso Alentejo, ao contrário do que muitos pensam, em plena Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, estão escondidas, algumas das cascatas mais bonitas a sul do Tejo


E nós, aficionados que somos por trilhos e cascatas, decidimos ir à sua procura.


Encontrar a maioria das Cascatas da Serra de São Mamede está longe de ser uma tarefa fácil.


Mas com alguma paciência, perseverança e espírito de aventura, que caracteriza os Nossos Caminhos, nada é impossível.


A Cascata da Cabroeira é uma das cascatas mais imponentes da Serra de São Mamede, mas em ano de seca, afigurasse de forma menos esplendorosa.


Mas a vista da Serra, continua LINDA.


A cascata fica quase na fronteira com a Espanha, um pouco antes de chegar à pequena aldeia de Rabaça, daí o outro nome pela qual também é conhecida.


Para lá chegar escolhemos um trilho que faz parte da GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede.


Apesar de não dispormos do mapa do Trilho, fomos seguindo as indicações de "caminho certo" de uma Grande Rota.


Chegamos a uma ponte de madeira, que em tempo de chuva, certamente ajudará a fazer a travessia de um curso de água, que no momento se encontra completamente ressequido e bloqueado pela vegetação, devido à falta de manutenção no trilho.


Passamos então por uma enorme laje, a que dão o nome de "Penha Amarela"


Continuamos a seguir as indicações do trilho...


... que nos dão nota de que já falta pouco para chegar.


A trilha é na sua maioria de acesso fácil, mas hà partes do caminho que são de pedra solta o que acresce alguma dificuldade.


Assim chegamos também ao mirante, que permite a visualização das cascatas e de aves de rapina, que por ali gostam de esvoaçar.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia do Creiro

  Localizada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Creiro é mais uma das belas praias desta magnífica região. Os magníficos tons de azul destas águas, encantam qualquer amante da natureza. Um dos pontos pelos quais é bastante conhecida, é a sua "Pedra da Anicha",  uma pequena ilha rochosa excelente para a prática de mergulho.   Aqui se passam sem dúvida, belos momentos a desfrutar do sol sobre a pele e o som do mar a musicar em pano de fundo. Boas fotos, certamente não irão faltar 😍 Normalmente escolhemos os meses de sol da Primavera, que já são prazenteiros para uma incursão até à praia, para poder desta zona desfrutar, sem grandes multidões. Pois nos meses de veraneio, a afluência ao local, já a torna imprópria para os Nossos Caminhos, que se preferem calmos e sem grande atribulação 😜 Esta é uma praia que tem acesso por estrada e dispõe de vários estacionamentos.  O estacionamento do Creiro é precisamente um dos poucos espaços onde é possível estacio...

Piscina Fluvial - Termas da Sulfurea - Cabeço de Vide

Como não poderia deixar de ser, quando no meio do calor do Alentejo, temos de procurar onde nos refrescarmos e como as nossas piscinas de eleição estavam sobre-lotadas, devido à afluência relacionada com o Festival do Crato, lá fomos nós em busca de onde molhar o pezinho e esta foi mais uma das nossas descobertas Fotos de 2017 Num regresso em 2018: As águas de Cabeço de Vide, continuam fresquinhas e os muretes estão de cara lavada Mais uma aprazível tarde se passou nesta bela localidade Para quem aprecia os tratamentos termais, pode dar um saltinho até às Termas da Sulfúrea, logo ao lado Nós ficamos-nos só pela piscina, relaxar na bela sombra e o "Duche Vichy" que por lá se proporcina 2024 Em junho de 2024, encontramos o local num momento, após limpeza da represa de água , em processo de reabastecimento... ... Mas ainda assim, foi suficiente, para refrescar e chapinhar nesta água termal, que revigora a pele... ... e mais uma surpresa, encontrámos... ... o circuito pedonal,...