Avançar para o conteúdo principal

Cascatas da Cabroeira - GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede

 

(2022)

(2025)

No Nosso Alentejo, ao contrário do que muitos pensam, em plena Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, estão escondidas, algumas das cascatas mais bonitas a sul do Tejo


E nós, aficionados que somos por trilhos e cascatas, decidimos ir à sua procura.

(2022)

(2025)


Encontrar a maioria das Cascatas da Serra de São Mamede está longe de ser uma tarefa fácil.


Mas com alguma paciência, perseverança e espírito de aventura, que caracteriza os Nossos Caminhos, nada é impossível.


A Cascata da Cabroeira é uma das cascatas mais imponentes da Serra de São Mamede, mas em ano de seca, afigurasse de forma menos esplendorosa.


Mas a vista da Serra, continua LINDA.


A cascata fica quase na fronteira com a Espanha, um pouco antes de chegar à pequena aldeia de Rabaça, daí o outro nome pela qual também é conhecida.


Para lá chegar escolhemos um trilho que faz parte da GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede.


Apesar de não dispormos do mapa do Trilho, fomos seguindo as indicações de "caminho certo" de uma Grande Rota.


Chegamos a uma ponte de madeira, que em tempo de chuva, certamente ajudará a fazer a travessia de um curso de água, que no momento se encontra completamente ressequido e bloqueado pela vegetação, devido à falta de manutenção no trilho.

(2022)

(2025)

Em 2025, quando fizemos nova incursão a este local, em abril, durante o fim-de-semana Pascal, dado o inverno chuvoso que a antecedera, os cursos de água estavam reestabelecidos.

(2025)



Passamos então por uma enorme laje, a que dão o nome de "Penha Amarela"

(2022)

(2025)




(A vista lá do alto, registada pelo Nosso destemido fotografo "macaco", que trepa por cima de "toda a folha" 😂😅😆)




Continuamos a seguir as indicações do trilho...


... que nos dão nota de que já falta pouco para chegar.

(2022)

(2025)


A trilha é na sua maioria de acesso fácil, mas hà partes do caminho que são de pedra solta o que acresce alguma dificuldade.


Assim chegamos também ao mirante, que permite a visualização das cascatas e de aves de rapina, que por ali gostam de esvoaçar.


(2022)

Em 2025, encontrámos o mirante provido de uma estrutura metálica, que permite ainda uma melhor visualização das Cascatas.


(2025)


No entanto, as vertigens da Fotógrafa de serviço, impedem o aproximar do tal mirante de modo a conseguir dali fotografar as cascatas.


(mas o nosso destemido fotografo que agora, também adquiriu o gosto pelo clicar da câmara, conseguiu 😁😜 )


Pelo que decidimos ir em busca de um outro trilho que nos permitisse vê-las mais de perto.

(o dedinho na foto, claro que não poderia faltar)



... de lá do alto do mirante avistámos um grupo de caminheiros, com guia da região, num caminho perto das cascatas e como tal decidimos começar a trilhar naquela que nos parecia a direção que eles teriam tomado...



Desta vez fizemos o trilho em tempo de Primavera e como tal tudo está em flor....



... e lá no alto por entre pedregulhos, lá as conseguimos encontrar...







... pena não estar o calor que se fazia sentir na ultima incursão de 2022...




... caso contrário até apeteceria molhar o pézinho 😊


Definitivamente, não se consegue ter tudo... Quando está calor, os cursos de água estão praticamente secos e quando estão frondosos, a aragem fria impede de desfrutá-los... Fica a sua memória visual e auditiva, que ainda assim valem Muito a Pena 😍




Mais Informações:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aljezur

Entre a serra e o mar, resolvemos parar para refrescar numa manhã de calor... Assim conhecemos Aljezur. Após a dita paragem técnica para uma tarte de amêndoa e uma torta de alfarroba decidimos incursar pela Vila. Uma placa descritiva do PR1-AJZ, aguçou a Nossa vontade de Caminhar. ( http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Faro/Aljezur/AJZ_pr1_percurso_historico_cultural_e_ambiental_folheto.pdf ) Este circuito inclui troços urbanos, no interior da vila. O troço urbano tem um caráter marcadamente histórico-cultural, mas o que despertou o clicar da câmara foram os pequenos detalhes das ruas e das casas deste lugar. Um dos pontos de interesse deste percurso é o Museu Antoniano, que por ser 2ªF, se encontrava 😔 fechado  ( https://cm-aljezur.pt/pt/menu/250/museu-antoniano.aspx ) A Casa-Museu Pintor José Cercas, é mais um dos pontos de interesse. ( https://cm-aljezur.pt/pt/menu/248/casa-museu-pintor-jose-cercas.aspx ) Penso que seria de todo o interesse implementar siste...

Jardim do Amor - Alcobaça

Situado nas traseiras da Biblioteca Municipal, em Alcobaça, encontramos o Jardim do Amor, ladeado pelas margens dos rios Alcôa e Baça, mais uma vez inspirado no histórico amor de Pedro e Inês e que constitui um dos pontos de interesse da Rota: "Dê Lugar ao Amor". O jardim, com os seus amorosos banquinhos em madeira, sob as árvores, apela a que nos sentemos sobre eles disfrutando do som do correr das água e do cantar do passaredo. Durante a nossa estadia, percebemos que o ponto de atracção principal deste jardim, são os tronos de pedra de "Pedro e Inês", onde é inevitável, sentar para uma foto (até nós que não somos dados a este tipo de fotos, não conseguimos resistir  ;)   :P   :D  ) Mais Informações: https://www.cm-alcobaca.pt/pt/destaques/2103/visite-o-jardim-do-amor.aspx?fbclid=IwAR3O7pVE7MMDX8kuQCfY8TLuJn_OODWGWfURslO0j31RE7Iin-bSVRd_K5o https://cms.cm-alcobaca.pt/upload_files/client_id_1/website_id_2/turismo/rota%20de...