Avançar para o conteúdo principal

Cerro de N. Sra. da Candosa

 


Foi em 2017, que um dos Nossos Caminhos nos levou até este lugar, que segundo informação recebida hoje, está atualmente dotado de um Novo Passadiço.





Já nesta altura o que se avistava do local era apelativo.


O Mouro e a lenda da Nossa Senhora da Candosa
Existia um mouro convertido ao culto cristão que pescava e apanhava castanhas a montante desta maravilha natural, este tinha uma boa vida que causava cobiça e inveja a outros mouros não convertidos…
Então para o expulsar, os mouros inimigos tentaram construir uma muralha para fechar o rio e assim o afogar; no entanto a parede construída com tanto esforço durante o dia, aparecia desfeita ao amanhecer. E várias vezes isto aconteceu.
Um dia, o mouro que dirigia os trabalhos sonhou com uma Nossa Senhora com um capuz na cabeça e uma candeia na mão, que montada num jumento, passava sobre as pedras e as derrubava nos abismos desmanchando a sua intrincada obra. Foi então que acordou e correu para as fragas e viu a “Maria do Capucho”, mas não conseguiu alcançá-la. Compreendeu que se tratava então de um mensagem divina e renunciando a sua obra, bem como os restantes mouros, converteram-se ao cristianismo. Lá existe num nicho uma tosca Nossa Senhora, que temos dificuldade em discernir o estilo e também se diz que as pegadas do casco do burro, gravadas na pedra, estão, ainda hoje na Nossa Senhora da Candosa.
Actualmente no Cerro da Candosa, o povo de Góis vai adorar a Virgem, invocando-a com o nome de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candosa, com festa tradicional a 15 de Agosto. O certo é que a lenda trata de forma inequívoca a transição religiosa, sempre dorida de um credo religioso para o outro e sempre narrado pelo culto vencedor.
A capela é recente e aqui os nossos displicentes olhos não encontram qualquer vestígio da ancestralidade do lugar: capela anterior, fortaleza ou mesmo uma povoação, para defesa daquele vale majestoso.


As fragas quartzíticas da Nossa Senhora da Candosa, em Vila Nova de Ceira (Góis), onde se ergue uma capelinha, são um espectáculo magnífico. O rio Ceira corre aqui cerceado num pequeno canhão a 150 metros de profundidade.
Um dos aspectos marcantes na Cordilheira Central xistosa, é a presença de cristas quartzíticas que se destacam na paisagem, já por si montanhosa. Resultam fundamentalmente de erosão diferencial (esta rocha é muito mais dura do que a rocha encaixante, normalmente o xisto) mas também a forças tectónicas.


Mais Informações sobre os Novos passadiços, que já ficaram na lista para uma próxima visita:


E foi a partir deste local, que descobrimos o Caminho, para o Cabril do Ceira.


Onde encontramos as belas Fragas do Cabril.


E a partir daqui, "palavras para quê?!"






E mais que as imagens, para descrever este local, falam os sons que por aqui se podem ouvir. Mas esses só podem testemunhar, aqueles que por lá decidirem passar e decidirem sentar nas pedras, para escutar e o belo pézinho, refrescar 😊





























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cascatas da Cabroeira - GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede

  (2022) (2025) No Nosso Alentejo, ao contrário do que muitos pensam, em plena  Serra de São Mamede , no distrito de Portalegre, estão escondidas, algumas das cascatas mais bonitas a sul do Tejo E nós, aficionados que somos por trilhos e cascatas, decidimos ir à sua procura. (2022) (2025) Encontrar a maioria das Cascatas da Serra de São Mamede está longe de ser uma tarefa fácil. Mas com alguma paciência, perseverança e espírito de aventura, que caracteriza os Nossos Caminhos, nada é impossível. A Cascata da Cabroeira é uma das cascatas mais imponentes da Serra de São Mamede, mas em ano de seca, afigurasse de forma menos esplendorosa. Mas a vista da Serra, continua LINDA. A cascata fica quase na fronteira com a Espanha , um pouco antes de chegar à pequena aldeia de Rabaça, daí o outro nome pela qual também é conhecida. Para lá chegar escolhemos um trilho que faz parte da GR61 - Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede. Apesar de não dispormos do mapa do Trilho, fomos seg...

Aljezur

Entre a serra e o mar, resolvemos parar para refrescar numa manhã de calor... Assim conhecemos Aljezur. Após a dita paragem técnica para uma tarte de amêndoa e uma torta de alfarroba decidimos incursar pela Vila. Uma placa descritiva do PR1-AJZ, aguçou a Nossa vontade de Caminhar. ( http://www.walkingportugal.com/z_distritos_portugal/Faro/Aljezur/AJZ_pr1_percurso_historico_cultural_e_ambiental_folheto.pdf ) Este circuito inclui troços urbanos, no interior da vila. O troço urbano tem um caráter marcadamente histórico-cultural, mas o que despertou o clicar da câmara foram os pequenos detalhes das ruas e das casas deste lugar. Um dos pontos de interesse deste percurso é o Museu Antoniano, que por ser 2ªF, se encontrava 😔 fechado  ( https://cm-aljezur.pt/pt/menu/250/museu-antoniano.aspx ) A Casa-Museu Pintor José Cercas, é mais um dos pontos de interesse. ( https://cm-aljezur.pt/pt/menu/248/casa-museu-pintor-jose-cercas.aspx ) Penso que seria de todo o interesse implementar siste...

Jardim do Amor - Alcobaça

Situado nas traseiras da Biblioteca Municipal, em Alcobaça, encontramos o Jardim do Amor, ladeado pelas margens dos rios Alcôa e Baça, mais uma vez inspirado no histórico amor de Pedro e Inês e que constitui um dos pontos de interesse da Rota: "Dê Lugar ao Amor". O jardim, com os seus amorosos banquinhos em madeira, sob as árvores, apela a que nos sentemos sobre eles disfrutando do som do correr das água e do cantar do passaredo. Durante a nossa estadia, percebemos que o ponto de atracção principal deste jardim, são os tronos de pedra de "Pedro e Inês", onde é inevitável, sentar para uma foto (até nós que não somos dados a este tipo de fotos, não conseguimos resistir  ;)   :P   :D  ) Mais Informações: https://www.cm-alcobaca.pt/pt/destaques/2103/visite-o-jardim-do-amor.aspx?fbclid=IwAR3O7pVE7MMDX8kuQCfY8TLuJn_OODWGWfURslO0j31RE7Iin-bSVRd_K5o https://cms.cm-alcobaca.pt/upload_files/client_id_1/website_id_2/turismo/rota%20de...