Avançar para o conteúdo principal

Praia da Ilha do Pessegueiro


Praia da Ilha do Pessegueiro - 2016


Situada a cerca de duas horas da Nossa Lisboa, encontramos esta praia com vista para a Ilha que lhe dá o nome.


 Praia aprazível e dotada do sossego que nos apraz, mesmo em época alta é praia, onde nós podemos estender na toalha à vontade, sem o risco de tocar no pé do vizinho 😉


As suas águas, não são calminhas, como as da Arrábida, nem estão ligadas ao esquentador como a do Algarve, mas permitem facilmente uns belos mergulhos e são vigiadas durante a época balnear.



Para completar o cenário, tem o complemento de trilhos sobre as arribas que permitem uma bela caminhada com vista sobre a zona costeira e mar azul infinito.



(fotos datadas de 14/08/2016)

Após o intervalo pandémico de 2020 e o período de readaptação ao novo normal em 2021, decidimos em 2022, que para além de ser o ano de visitar locais que estão na nossa lista há demasiado tempo, era tempo de revisitar locais onde já fomos muito felizes.


Coincidentemente (ou não 😊😉😏 ), com este estado de espírito...
Um painel de azulejo, numa herdade no caminho que percorremos até à praia, dá o mote.


Assim fizemos e encontrámos um belo trilho de acesso à praia.




Este integra a primeira etapa da Rota dos Pescadores do Parque Natural do Alentejo Litoral e da Costa Vicentina, que constitui visita obrigatória aos amantes de trilhos do Nosso Alentejo.



É um trilho que apesar de ser maioritariamente sobre areal, não é aconselhável fazer de chinelos de praia, não só porque há parte do trilho sobre rochedos, onde o calçado inadequado pode levar a acidentes, como o próprio areal nas horas de maior calor pode atingir temperaturas que levem a desconforto nos pés, desnudos.



E assim chegámos à praia, onde desejámos tanto voltar.


Conhecida dos elementos sénior da Nossa equipa, desde os tempos de solteirice, tráz à memoria bons momentos, por aqui passados 😍.


Logo no início da praia, encontramos uma zona não vigiada, com rocha, mas se andarmos mais uns metros, há todo um areal por explorar e com vigilância.


De areia branca e águas transparentes, convida a dar umas braçadas e mergulhar.


Mais Informações:


P.S.: Sabem o que nos falta fazer? Visitar a própria Ilha do Pessegueiro 😀 Algo que nos ficou na vontade, desde a primeira visita, quando da praia avistamos barcos que desembarcavam pessoas na própria ilha.
Aqui fica a informação partilhada por quem já o fez 😉 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia de S. Julião

  Praia situada mais a norte do Concelho de Sintra, é dividia pelo Rio Falcão em dois concelhos, Sintra e Mafra. A  Praia de São Julião , também conhecida por  Praia da Foz do Falcão , possui um areal de dimensões razoáveis. Prolonga-se cerca de 600 metros para Sul, junto à base da falésia que aí se ergue, na forma de uma língua de areia. Aqui, o mar é por norma agitado. Mas em dias de maré-baixa, entre as rochas formam-se pequenas lagoas que fazem as delícias de pequenos e graúdos. (2019) A cada visita a praia se apresenta de modo diferente. (2015) (2021) (2022) O sossego convida a momentos de leitura. As observações da fauna local também são uma atividade de eleição. "peixe, peixe, peixe, peixe!!" 😊😉 Construções na areia. Com o passar do tempo as contrições, vão modificando 😅 A extensão do areal também é favorável à pratica de jogos de praia, sem probabilidade de incomodar a vizinhança 😁 Mesmo nos dias em que o sol se esconde é aprazível ficar na areia a ouvir o som...

Praia Fluvial do Penedo Furado, seus Passadiços e Miradouros

  Em Agosto de 2017,  de repente, surge uma placa indicativa " P. Fluvial Penedo Furado" e logo de seguida a expressão: "Olha! Esta ainda não tínhamos visto. Vamos??" e de imediato se segue a resposta "Vamos!". Mais uma surpresa que surge no caminho A água impele a uma entrada para refrescar, mas a demasiada afluência, típica desta altura do ano, leva-nos a olhar mais uma placa indicativa: " Cascatas - Cerca de 10 minutos a pé"... Não pensamos duas vezes e demos inicio a mais uma caminhada... Assim descobrimos o "Trilho das Bufareiras". Não fizemos todo o percurso, pois para além de extenso, não íamos preparados para o fazer, sem vestuário adequado nem a nossa, tão amada mochila de mantimentos, água e primeiros socorros, seria arriscado ir mais além. Mas ficámos sem dúvida com vontade de voltar, principalmente numa época de menor afluência, para melhor desfrutarmos do rio e que possibilite também a visualização da cascata com um caudal...

Praia do Creiro

  Localizada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Creiro é mais uma das belas praias desta magnífica região. Os magníficos tons de azul destas águas, encantam qualquer amante da natureza. Um dos pontos pelos quais é bastante conhecida, é a sua "Pedra da Anicha",  uma pequena ilha rochosa excelente para a prática de mergulho.   Aqui se passam sem dúvida, belos momentos a desfrutar do sol sobre a pele e o som do mar a musicar em pano de fundo. Boas fotos, certamente não irão faltar 😍 Normalmente escolhemos os meses de sol da Primavera, que já são prazenteiros para uma incursão até à praia, para poder desta zona desfrutar, sem grandes multidões. Pois nos meses de veraneio, a afluência ao local, já a torna imprópria para os Nossos Caminhos, que se preferem calmos e sem grande atribulação 😜 Esta é uma praia que tem acesso por estrada e dispõe de vários estacionamentos.  O estacionamento do Creiro é precisamente um dos poucos espaços onde é possível estacio...