Avançar para o conteúdo principal

GR11 - Caminho do Atlântico - Cascais - Sistema Dunar do Guincho (Cresmina)

 


O Sistema Dunar Guincho-Cresmina, é mais um ponto de interesse da GR11, no concelho de Cascais e permite a observação de grande diversidade biológica.


O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina foi criado para dar a conhecer aos visitantes os valores naturais desta área e contempla uma exposição permanente sobre a dinâmica do sistema Dunar da Cresmina e seus valores naturais.


O Núcleo, pode também servir como ponto de partida para, uma caminhada de cerca de 3km, pelos seus passadiços, que possibilita momentos de descoberta, uma vez que o espaço leva os visitantes a explorarem, através deste percurso de passadiços, as dunas do Guincho e as suas especificidades.



As dunas do Guincho-Cresmina são uma pequena parcela do complexo Guincho-Oitavos localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Este sistema dunar é bastante particular pois a areia proveniente das praias do Guincho e da Cresmina retorna ao mar mais a sul – entre Oitavos e Guia, após migrar sobre a plataforma rochosa aplanada do Cabo Raso. Designa-se por corredor eólico dunar Cresmina-Oitavos.



Os cordões dunares são estruturas geológicas frágeis mas muito importantes, uma vez que assumem um papel de proteção dos terrenos interiores da subida do nível do mar. 



Como tal, as dunas do Guincho-Cresmina são um sistema ativo e extremamente instável devido à constante mobilização de partículas arenosas pelos fortes ventos que se apresentam com orientação noroeste-sudeste.



A existência de barreiras impermeáveis estreitou o corredor de transporte de areia acelerando a sua dinâmica. 



Com a velocidade dos ventos a aumentar, a deposição de sedimentos passou a efetuar-se numa zona mais afastada da linha de costa com consequente diminuição da área de praia. 



Estudos revelam que a duna da Cresmina avança na direção norte-sul, em alguns sentidos, cerca de 10 metros por ano.

(Fotos do caminho em 2021)


 São dados que, a longo prazo, podem ter efeitos dramáticos no que respeita a perda de solos aráveis, infraestruturas e habitações.



Neste passeio é possível observar as plantas nativas tais como o estorno, o narciso das areias, a raiz-divina, a sabina-das-praias, entre outras.




Associada a esta flora vive em perfeita harmonia uma diversificada fauna desde insetos, répteis a aves. 


Um exemplo particular é a lagartixa da areia cuja sobrevivência depende do equilíbrio destes sistemas dunares




Todo o percurso é acompanhado por painéis informativos, onde os visitantes identificam as várias espécies animais e vegetais.



(Fotos do caminho em 2019)

Mais Informações:





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia de S. Julião

  Praia situada mais a norte do Concelho de Sintra, é dividia pelo Rio Falcão em dois concelhos, Sintra e Mafra. A  Praia de São Julião , também conhecida por  Praia da Foz do Falcão , possui um areal de dimensões razoáveis. Prolonga-se cerca de 600 metros para Sul, junto à base da falésia que aí se ergue, na forma de uma língua de areia. Aqui, o mar é por norma agitado. Mas em dias de maré-baixa, entre as rochas formam-se pequenas lagoas que fazem as delícias de pequenos e graúdos. (2019) A cada visita a praia se apresenta de modo diferente. (2015) (2021) (2022) O sossego convida a momentos de leitura. As observações da fauna local também são uma atividade de eleição. "peixe, peixe, peixe, peixe!!" 😊😉 Construções na areia. Com o passar do tempo as contrições, vão modificando 😅 A extensão do areal também é favorável à pratica de jogos de praia, sem probabilidade de incomodar a vizinhança 😁 Mesmo nos dias em que o sol se esconde é aprazível ficar na areia a ouvir o som...

Praia Fluvial do Penedo Furado, seus Passadiços e Miradouros

  Em Agosto de 2017,  de repente, surge uma placa indicativa " P. Fluvial Penedo Furado" e logo de seguida a expressão: "Olha! Esta ainda não tínhamos visto. Vamos??" e de imediato se segue a resposta "Vamos!". Mais uma surpresa que surge no caminho A água impele a uma entrada para refrescar, mas a demasiada afluência, típica desta altura do ano, leva-nos a olhar mais uma placa indicativa: " Cascatas - Cerca de 10 minutos a pé"... Não pensamos duas vezes e demos inicio a mais uma caminhada... Assim descobrimos o "Trilho das Bufareiras". Não fizemos todo o percurso, pois para além de extenso, não íamos preparados para o fazer, sem vestuário adequado nem a nossa, tão amada mochila de mantimentos, água e primeiros socorros, seria arriscado ir mais além. Mas ficámos sem dúvida com vontade de voltar, principalmente numa época de menor afluência, para melhor desfrutarmos do rio e que possibilite também a visualização da cascata com um caudal...

Praia do Creiro

  Localizada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Creiro é mais uma das belas praias desta magnífica região. Os magníficos tons de azul destas águas, encantam qualquer amante da natureza. Um dos pontos pelos quais é bastante conhecida, é a sua "Pedra da Anicha",  uma pequena ilha rochosa excelente para a prática de mergulho.   Aqui se passam sem dúvida, belos momentos a desfrutar do sol sobre a pele e o som do mar a musicar em pano de fundo. Boas fotos, certamente não irão faltar 😍 Normalmente escolhemos os meses de sol da Primavera, que já são prazenteiros para uma incursão até à praia, para poder desta zona desfrutar, sem grandes multidões. Pois nos meses de veraneio, a afluência ao local, já a torna imprópria para os Nossos Caminhos, que se preferem calmos e sem grande atribulação 😜 Esta é uma praia que tem acesso por estrada e dispõe de vários estacionamentos.  O estacionamento do Creiro é precisamente um dos poucos espaços onde é possível estacio...