O Sistema Dunar Guincho-Cresmina, é mais um ponto de interesse da GR11, no concelho de Cascais e permite a observação de grande diversidade biológica.
O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina foi criado para dar a conhecer aos visitantes os valores naturais desta área e contempla uma exposição permanente sobre a dinâmica do sistema Dunar da Cresmina e seus valores naturais.
O Núcleo, pode também servir como ponto de partida para, uma caminhada de cerca de 3km, pelos seus passadiços, que possibilita momentos de descoberta, uma vez que o espaço leva os visitantes a explorarem, através deste percurso de passadiços, as dunas do Guincho e as suas especificidades.
As dunas do Guincho-Cresmina são uma pequena parcela do complexo Guincho-Oitavos localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Este sistema dunar é bastante particular pois a areia proveniente das praias do Guincho e da Cresmina retorna ao mar mais a sul – entre Oitavos e Guia, após migrar sobre a plataforma rochosa aplanada do Cabo Raso. Designa-se por corredor eólico dunar Cresmina-Oitavos.
Os cordões dunares são estruturas geológicas frágeis mas muito importantes, uma vez que assumem um papel de proteção dos terrenos interiores da subida do nível do mar.
Como tal, as dunas do Guincho-Cresmina são um sistema ativo e extremamente instável devido à constante mobilização de partículas arenosas pelos fortes ventos que se apresentam com orientação noroeste-sudeste.
A existência de barreiras impermeáveis estreitou o corredor de transporte de areia acelerando a sua dinâmica.
Com a velocidade dos ventos a aumentar, a deposição de sedimentos passou a efetuar-se numa zona mais afastada da linha de costa com consequente diminuição da área de praia.
Estudos revelam que a duna da Cresmina avança na direção norte-sul, em alguns sentidos, cerca de 10 metros por ano.
São dados que, a longo prazo, podem ter efeitos dramáticos no que respeita a perda de solos aráveis, infraestruturas e habitações.
Neste passeio é possível observar as plantas nativas tais como o estorno, o narciso das areias, a raiz-divina, a sabina-das-praias, entre outras.
Associada a esta flora vive em perfeita harmonia uma diversificada fauna desde insetos, répteis a aves.
Um exemplo particular é a lagartixa da areia cuja sobrevivência depende do equilíbrio destes sistemas dunares.
Todo o percurso é acompanhado por painéis informativos, onde os visitantes identificam as várias espécies animais e vegetais.
Mais Informações:
Comentários
Enviar um comentário