Avançar para o conteúdo principal

Sines

 


Sines, é uma cidade tipica do litoral alentejano, com as suas casas pintadas de branco e debruadas de azul, combinando com o azul do mar.


O seu castelo com uma área de apenas cerca de meio hectareapresenta planta trapezoidal irregular, reforçado por três torreões.



Na praça de armas, a Oeste, junto aos dois torreões e à porta principal, identificam-se as ruínas do Paço dos Alcaides, onde, segundo a tradição, Vasco da Gama teria nascido.



A personagem ligada à História, mais conhecida de Sines é Vasco da Gama, daí existir uma estátua em sua homenagem junto ao castelo. 


Este, descobriu a rota marítima para a Índia, nos finais do século XV, como tal a sua estátua foi erigida em local onde contempla o Mar.


Daqui se avista a praia com o seu nome. Diz-se que da Praia Vasco da Gama, terá partido D. Miguel para o exílio na Alemanha.


É também aqui que se encontra a Igreja Matriz de São Salvador.


Foi aqui que, aos 11 ou 12 anos, com três dos seus irmãos, Vasco da Gama recebeu a prima tonsura e se tornou membro da Ordem de Santiago. 


No século XVIII, a igreja medieval, já demasiado pequena para a quantidade de crentes que queriam assistir à missa, teve de ser profundamente remodelada, ganhando o aspeto atual, típico do barroco joanino.


Aqui também encontramos o Centro Cultural Emmerico Nunes (CCEN), uma cooperativa cultural com galeria de exposições não permanentes nas diversas áreas das artes plásticas, que está instalado num edifício emblemático de Sines, o antigo hospital da Misericórdia.


Um pouco mais abaixo, o Largo do Muro da Praia e o Largo Poeta Bocage são sítios privilegiados do ponto de vista paisagístico e monumental.


Alguns metros a oeste, o Largo dos Penedos da Índia é outro local especial, um ponto alto da barroca, situado perto da antiga atalaia, de onde se vigiavam os navios que passavam ao largo.



 Tem uma das melhores vistas panorâmicas para a baía e parte do casario. 


Um elevador faz, desde 2015, a ligação com a Avenida Vasco da Gama e a Praia Vasco da Gama.


No verão ou no inverno, uma visita ao porto de pesca e à marginal da praia Vasco da Gama, pode ser uma incursão ao centro emocional da cidade.


Muito mais há para ver em Sines, embora, para variar o tempo dos Nossos Caminhos seja curto e não dê para tudo, para além de que, o facto de estar a decorrer no fim de semana da Nossa visita o Festival "Músicas do Mundo", também limitou o Nosso acesso a alguns locais de interesse. 


Independentemente disso, o colorido do casario, com as suas varandas ornadas de flores...


Os pormenores dos azulejos que cobrem as paredes das casas.



A calçada portuguesa, com motivos alusivos à história da terra.


Ao deambular pelas ruas são muitos os pormenores que prendem a Nossa atenção.


E o que não falta, são motivos para querer lá voltar...

Mais Informações:







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Praia de S. Julião

  Praia situada mais a norte do Concelho de Sintra, é dividia pelo Rio Falcão em dois concelhos, Sintra e Mafra. A  Praia de São Julião , também conhecida por  Praia da Foz do Falcão , possui um areal de dimensões razoáveis. Prolonga-se cerca de 600 metros para Sul, junto à base da falésia que aí se ergue, na forma de uma língua de areia. Aqui, o mar é por norma agitado. Mas em dias de maré-baixa, entre as rochas formam-se pequenas lagoas que fazem as delícias de pequenos e graúdos. (2019) A cada visita a praia se apresenta de modo diferente. (2015) (2021) (2022) O sossego convida a momentos de leitura. As observações da fauna local também são uma atividade de eleição. "peixe, peixe, peixe, peixe!!" 😊😉 Construções na areia. Com o passar do tempo as contrições, vão modificando 😅 A extensão do areal também é favorável à pratica de jogos de praia, sem probabilidade de incomodar a vizinhança 😁 Mesmo nos dias em que o sol se esconde é aprazível ficar na areia a ouvir o som...

Praia Fluvial do Penedo Furado, seus Passadiços e Miradouros

  Em Agosto de 2017,  de repente, surge uma placa indicativa " P. Fluvial Penedo Furado" e logo de seguida a expressão: "Olha! Esta ainda não tínhamos visto. Vamos??" e de imediato se segue a resposta "Vamos!". Mais uma surpresa que surge no caminho A água impele a uma entrada para refrescar, mas a demasiada afluência, típica desta altura do ano, leva-nos a olhar mais uma placa indicativa: " Cascatas - Cerca de 10 minutos a pé"... Não pensamos duas vezes e demos inicio a mais uma caminhada... Assim descobrimos o "Trilho das Bufareiras". Não fizemos todo o percurso, pois para além de extenso, não íamos preparados para o fazer, sem vestuário adequado nem a nossa, tão amada mochila de mantimentos, água e primeiros socorros, seria arriscado ir mais além. Mas ficámos sem dúvida com vontade de voltar, principalmente numa época de menor afluência, para melhor desfrutarmos do rio e que possibilite também a visualização da cascata com um caudal...

Praia do Creiro

  Localizada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Creiro é mais uma das belas praias desta magnífica região. Os magníficos tons de azul destas águas, encantam qualquer amante da natureza. Um dos pontos pelos quais é bastante conhecida, é a sua "Pedra da Anicha",  uma pequena ilha rochosa excelente para a prática de mergulho.   Aqui se passam sem dúvida, belos momentos a desfrutar do sol sobre a pele e o som do mar a musicar em pano de fundo. Boas fotos, certamente não irão faltar 😍 Normalmente escolhemos os meses de sol da Primavera, que já são prazenteiros para uma incursão até à praia, para poder desta zona desfrutar, sem grandes multidões. Pois nos meses de veraneio, a afluência ao local, já a torna imprópria para os Nossos Caminhos, que se preferem calmos e sem grande atribulação 😜 Esta é uma praia que tem acesso por estrada e dispõe de vários estacionamentos.  O estacionamento do Creiro é precisamente um dos poucos espaços onde é possível estacio...