Sines, é uma cidade tipica do litoral alentejano, com as suas casas pintadas de branco e debruadas de azul, combinando com o azul do mar.
O seu castelo com uma área de apenas cerca de meio hectare, apresenta planta trapezoidal irregular, reforçado por três torreões.
Na praça de armas, a Oeste, junto aos dois torreões e à porta principal, identificam-se as ruínas do Paço dos Alcaides, onde, segundo a tradição, Vasco da Gama teria nascido.
A personagem ligada à História, mais conhecida de Sines é Vasco da Gama, daí existir uma estátua em sua homenagem junto ao castelo.
Este, descobriu a rota marítima para a Índia, nos finais do século XV, como tal a sua estátua foi erigida em local onde contempla o Mar.
Este, descobriu a rota marítima para a Índia, nos finais do século XV, como tal a sua estátua foi erigida em local onde contempla o Mar.
Foi aqui que, aos 11 ou 12 anos, com três dos seus irmãos, Vasco da Gama recebeu a prima tonsura e se tornou membro da Ordem de Santiago.
Aqui também encontramos o Centro Cultural Emmerico Nunes (CCEN), uma cooperativa cultural com galeria de exposições não permanentes nas diversas áreas das artes plásticas, que está instalado num edifício emblemático de Sines, o antigo hospital da Misericórdia.
Um pouco mais abaixo, o Largo do Muro da Praia e o Largo Poeta Bocage são sítios privilegiados do ponto de vista paisagístico e monumental.
Alguns metros a oeste, o Largo dos Penedos da Índia é outro local especial, um ponto alto da barroca, situado perto da antiga atalaia, de onde se vigiavam os navios que passavam ao largo.
Tem uma das melhores vistas panorâmicas para a baía e parte do casario.
Um elevador faz, desde 2015, a ligação com a Avenida Vasco da Gama e a Praia Vasco da Gama.
No verão ou no inverno, uma visita ao porto de pesca e à marginal da praia Vasco da Gama, pode ser uma incursão ao centro emocional da cidade.
Muito mais há para ver em Sines, embora, para variar o tempo dos Nossos Caminhos seja curto e não dê para tudo, para além de que, o facto de estar a decorrer no fim de semana da Nossa visita o Festival "Músicas do Mundo", também limitou o Nosso acesso a alguns locais de interesse.
Independentemente disso, o colorido do casario, com as suas varandas ornadas de flores...
Comentários
Enviar um comentário